Quais os Ativos Que Sua Hidratante de Inverno Deve Conter?

Por muitos anos, a estação mais fria do ano foi relacionada ao uso de cosméticos para prevenir o ressecamento. No entanto, nem sempre sabemos quais são os ativos mais importantes para o cuidado com nossa pele durante a estação mais fria do ano. Pensando nisso, vamos aprender quais os principais ativos que a seu hidratante de inverno dever ter.

Hidratantes Rico em Lipídeos:

Esses ativos são importantes para reter a hidratação da pele e evitar que ela fique seca. Eles também fornecem nutrientes e lubrificam a pele responsável pelo aspecto de pele lisa e suave. Os ativos mais comumente usados em hidratantes ricos em lipídios são o óleo mineral, óleos de plantas, óleo de semente, cera de abelha, triglicérides, lanolina e outros.

Ácidos Hidroxiácidos (HAs)

Popularmente chamados de AHA, os ácidos hidroxiácidos são ótimos para hidratar a pele e melhorar o tom e a textura da pele ao longo do tempo. Esses ativos também são usados para reduzir rugas e linhas finas, auxiliar na eliminação de células mortas da pele, prevenir o aparecimento de manchas e outros sinais do envelhecimento precoce. Os principais ácidos hidroxiácidos encontrados em hidratantes de inverno são:

  • Ácido glicólico
  • Ácido lático
  • Ácido cítrico
  • Ácido glioxílico

Vitamina E e/ou C

Esse tipo de ativo é importante para proteger a pele do sol durante o inverno e ainda melhorar seu aspecto revelando uma pele mais clara, macia e suave. Os antioxidantes da vitamina E e C também funcionam como protetores celulares evitando o dano de agentes externos como radiação, cigarros e poluição. Além disso, essas Vitaminas ajudam na produção de colágeno e contribuindo ainda mais para uma pele mais saudável e macia.

Ceramidas

As ceramidas são moléculas que formam um dos principais componentes da camada lipídica de nossa pele. Como as membranas celulares são lidas por esse tipo de ativo é importante que esteja presente em sua hidratante de inverno. Assim, manterá a integridade das células da pele, principalmente durante o inverno, quando a pele está mais suscetível a perder seus lipídios e se tornar mais seca.

Óleos Vegetais

Apesar de não classificados como um tipo de ativo hidratante, os óleos vegetais possuem certas propriedades que são úteis para a pele. Estes óleos são ricos em ácidos graxos essenciais, bem como em vitaminas como A, B1, B6 e E que ajudam a manter a hidratação da pele e a manter lisa e macia. Alguns óleos como o óleo de Argan, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de amêndoa e óleo de sementes de uva são excelentes para sua hidratante de inverno.

Manteigas Vegetais

As manteigas de plantas também são usadas em vários produtos para nutrir e hidratar a pele. Elas ajudam a reter a umidade e minimizar o risco de danos causados pelo ressecamento. Entre as manteigas mais usadas em cosméticos estão: manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de coco, manteiga de murumuru e manteiga de aloe vera.

Nanoemulsão

A nanoemulsão é um ativo que garante a melhor absorção de todos os nutrientes dos outros ativos presentes em sua hidratante de inverno. por isso, é importante que a nanoemulsão seja incluída em sua fórmula para que a absorção pelos demais agentes seja máxima.

Com tantos ativos possíveis é importante que você, ao adquirir ou fazer sua hidratante de inverno, verifique o seu rótulo e garanta que contenha pelo menos os que citamos aqui. Esses ativos são excelentes para a pele durante o inverno, pois são mais resistentes a baixas temperaturas e garantirão que sua pele fique hidratada por muito mais tempo.