Por que a sequência dos produtos de cabelo é fundamental?

Uma das perguntas mais frequentes entre os adeptos da beleza é: qual é a ordem certa de aplicação dos produtos de cabelo?.

Calma, que você chegou ao lugar certo, e vamos desvendar juntos esse segredo. A ordem certa de aplicação dos produtos de cabelo não é bem um segredo de Estado, pois a adoção da sequência correta pode fazer maravilhas com o seu look e com a saúde dos fios.

Por que a sequência é importante?

Basicamente, o motivo principal para seguir a sequência correta de produtos capilares é maximizar o efeito de cada um deles. As propriedades de cada um podem ser reforçadas ou influenciadas dependendo da ordem em que eles são aplicados. Além disso, ao seguir a ordem correta, você evita ou reduz os riscos de algum produto neutralizar um outro.

Por exemplo, se você aplicar óleos ou máscaras antes da limpeza com shampoo, você corre o risco de estar mantendo as impurezas e grasas em seu couro cabeludo e no comprimento do cabelo, comprometendo os resultados.

Então, qual é a sequência certa?

Enquanto as necessidades e os tipos de cabelos dos consumidores mudam, algumas etapas podem se aplicar a todos eles:

  • 1. Limpeza: a primeira etapa é fazer a limpeza do couro cabeludo, colocando um shampoo adequado às necessidades do seu cabelo.
  • 2. Aplicação: em seguida, aplique a mistura com produtos específicos para cada necessidade do seu cabelo, como: óleos e máscaras.
  • 3. Finalização: por último, use um creme styling, como um spray de fixação ou um gel, para dar à cabeleira o formato desejado. Esta etapa final é importante, pois protege o cabelo da umidade ou da formação de frizz.

É importante ressaltar que a sequência também varia dependendo tipo de produto a ser aplicado. Por exemplo, as pessoas de cabelos oleosos devem usar um shampoo em primeiro lugar para remover todas as impurezas, enquanto as pessoas de cabelos secos ou quimicamente tratados, muitas vezes, ignoram esse passo.

Além disso, os produtos que não possuem uma propriedade específica (como as máscaras, óleos e hidratantes) devem sempre ser colocados depois do shampoo ou condicionador, de acordo com o tipo de produto aplicado.

Como descobrir o produto certo para minhas necessidades?

Agora que já sabe qual a sequência de aplicação dos produtos de cabelo você precisa descobrir qual produto você precisa para satisfazer as suas necessidades.

Antes de qualquer coisa, para encontrar o produto certo para o seu tipo de cabelo, você precisa primeiro examinar qual é o estado atual dos fios. Aqui vão algumas perguntas que você deverá fazer para identificar o sua necessidade:

  • – O meu cabelo está oleoso ou seco?
  • – Tenho o cabelo mais liso ou enrolado?
  • – Sinto que meu cabelo está achatado ou com algum volume?
  • – O meu cabelo é fino ou robusto?
  • – Quero adicionar brilho aos meus fios?
  • – O meu cabelo sofreu alguma química?

Depois de responder a essas questões ficará mais fácil saber quais produtos escolher para adquirir e qual a ordem de aplicação. As linhas de produtos comuns incluem: shampoo, condicionador, máscara, óleo, cremes para pentear ou gel.

Quais tipos de produtos são recomendados?

Agora que você já sabe como identificar o que o seu cabelo precisa, chegou a hora de descobrir quais produtos são adequados e quais você deve evitar. Alguns dos produtos mais populares são:

  • Shampoo: deve ser aplicado primeiro para limpar os fios, removendo impurezas e oleosidade. Você deve escolher o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. Por exemplo, se você tiver fios oleosos, use um shampoo anti-oleosidade.
  • Condicionador: depois do shampoo é necessário usar um condicionador para repor nutrientes e hidratação perdidos durante o processo de limpeza.
  • Máscaras e tratamentos: as máscaras de cabelo e tratamentos de cabelo são essenciais para nutrição dos fios, deixando-os maleáveis, fortes e bonitos. Existem máscaras específicas para cada tipo de cabelo, desde cabelos finos a cabelos quimicamente tratados.
  • Óleo capilar: os óleos capilares são ótimos para selar as cutículas dos fios e bloqueá-las, prevenindo que a hidratação se evapore. Você deve usar óleos à base de extratos naturais, como coco, mamona e jojoba, pois são mais benéficos e eficazes.
  • Cremes styling: esses produtos podem ser usados depois da aplicação do shampoo e o condicionador, bem como dos óleos e máscaras. Seu objetivo é garantir que os fios fiquem no lugar desejado por mais tempo.

Depois de otimizar a sequência dos produtos capilares, você vai perceber que o seu cabelo continua bonito, saudável e hidratado por muito mais tempo. Então, vamos lembrar do valioso conselho: quanto mais ordem na sequência de produtos, mais proteção para sua cabeleira.